terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Um Recuo Ou A Confirmação De Uma Estratégia?


Dois meses depois da primeira promessa, o Governo lá avançou com um pedido de adiamento do prazo de reembolso do empréstimo contraído junto da troika. Um recuo, ou apenas a confirmação de uma estratégia mal compreendida?

No dia 3 de Dezembro, o ministro das Finanças alertou o país para o perigo da “simplificação excessiva de assuntos complexos”, que abria portas a “mal-entendidos”.
«Portugal está atento a oportunidades nessa matéria e solicitará a discussão destas questões quando oportuno no contexto da sua estratégia global de regresso ao mercado” da dívida, precisou na altura o ministro das Finanças.

Na segunda-feira, na reunião do Eurogrupo, o Governo entendeu que tinha chegado a “oportunidade”, ou o momento, de pedir aos seus pares o prolongamento dos prazos de reembolso dos empréstimos.

Após a emissão da semana passada e o registo sustentado de baixas taxas de juro da dívida no último mês e meio, a realidade evoluiu e Gaspar tem de facto por estes dias uma boa oportunidade para exigir mudanças nos prazos no “contexto da sua estratégia global de regresso ao mercado”.

Há criticas a fazer ao ministro? - claro que há.

[No entanto], no que se refere à crucial necessidade de conquistar credibilidade internacional para promover um regresso de Portugal aos mercados, porém, Gaspar continua com a sua ficha técnica praticamente imaculada.

Fonte: O dito, o não dito e o reinterado, Manuel Carvalho, Público

Entre o ideal e o possível - é assim que estamos.
Já Espinosa sustentava - [muitas vezes] somos mais conduzidos pelo desejo cego oriundo das paixões humanas do que pela razão.- Desta vez parece que foi a razão que imperou.

Sem comentários: