terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Cursos Superiores Com Currículo Inferior

Já foram necessários cinco anos, depois quatro, três, dois, agora vamos a caminho do vale zero.

João Queiró anunciou hoje que o Governo vai criar cursos superiores nos Institutos Politécnicos com duração inferior a 3 anos. O secretário de Estado do Ensino Superior assegura que estes cursos vão ter maior ligação à empresas e admite que podem arrancar já no próximo ano lectivo. 

As Palavras, sempre as palavras. Caminhamos para a estaca zero da desvalorização de tudo o conhecemos até agora.
Afinal o que significa 'Curso Superior' ? E o vamos chamar ao nível seguinte? Super-superior? Temos licenciados de 1ª, de 2ª e agora vêm aí os de 3ª ordem. Tudo isto coincidindo com antigos bacharéis que não são licenciados mas que têm currículo equivalente aos actuais licenciados. Por outro lado os antigos licenciados têm um número de anos de aprendizagem semelhante aos actuais mestres, no entanto, não são mestres. A confusão é tal, que os empregadores o melhor que têm a fazer para admitirem os seus trabalhadores é imporem um exame rigoroso aos candidatos, os diplomas cada vez dizem menos, qualquer dia, - nada.
Claro que concordo com cursos de dois anos nos Politécnicos, mas então não chamem licenciados a estes diplomados. - É um Curso Médio e nunca Superior.

Tudo o que é Médio está a desaparecer, ou se é Inferior ou Superior. - até nos impostos .

1 comentário:

c.f. disse...

isso são cocós voadores?!