segunda-feira, 8 de abril de 2013

Está Dito ...


«Depois da decisão [do Tribunal Constitucional] Portugal tem agora de tomar novas medidas» afirmou hoje em declarações ao Bayerischen Rundfunk (tv e rádio da Baviera - serviço público de radiodifusão).
De acordo com o ministro das Finanças alemão, «Portugal tem feito grandes progressos nos últimos anos (...) e está prestes a ganhar acesso aos mercados financeiros», mas o país tem agora responder à decisão do Tribunal Constitucional com novas medidas. (Diário Digital / Lusa)


A Comissão Europeia (CE) apelou a um “forte consenso” à volta do programa de ajuda financeira a Portugal e frisou que qualquer desvio aos objectivos do resgate, ou a sua renegociação, irá “neutralizar os esforços já feitos e conseguidos pelos portugueses - nomeadamente o aumento da confiança dos investidores - e prolongar as dificuldades" provocadas pelo ajustamento.Continuar a ler no Público.


Às 09h15, os juros da dívida soberana portuguesa a dois anos estavam a negociar no mercado secundário a 3,239%, depois de terem fechado na sexta-feira a 2,968%. A cinco anos, os juros situavam-se nos 5,194%, acima dos 4,991% do fecho de sexta-feira, enquanto a dívida a 10 anos estava ser negociada a 6,483%, acima dos 6,359% da sessão anterior.
Os juros da dívida soberanas italiana estavam a descer em todos os prazos, bem como os da espanhola que estavam a atingir mínimos de Dezembro de 2010 a dois, cinco e 10 anos.


Ou isto - ou ... bye bye euro?

Sem comentários: