terça-feira, 16 de abril de 2013

Estimula O Sistema Imunológico: A Lectina


Uma terapia experimental feita com um tipo de proteína conhecido como lectina foi capaz de estimular o sistema imunológico e aumentar a resistência contra doenças como leishmaniose, toxoplasmose e paracoccidioidomicose.
Os investigadores  acreditam que, se funcionar igualmente em humanos, o método possa ser usado no combate a outras doenças infecciosas e a tumores.
O estudo está a ser conduzido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, sob coordenação da professora Maria Cristina Roque Antunes Barreira.

Os investigadores  então a testar o efeito da proteína em dois modelos animais.


Foram encontradas, em média, 300 mil colónias de fungos no pulmão dos animais não tratados. Naqueles que receberam a lectina, o número caiu para 50 mil.

"A activação da resposta imunológica do tipo TH1 pode ser benéfica não só contra doenças infecciosas como também contra cancro. No fígado, por exemplo, temos evidências de que a administração de lectinas previne a carcinogénese", disse.

Em linhagens de células leucémicas, os cientistas mostraram que a ArtinM foi capaz de induzir a morte das células tumorais.

Sem comentários: