terça-feira, 11 de junho de 2013

Ciência E Religião ...

... Os cientistas são mais religiosos do que se acreditava

Um estudo realizado na Universidade de Rice (EUA) mostra que apenas 15% dos cientistas das principais universidades daquele país vêem a religião e a ciência como estando em conflito permanente.
Apenas 15% dos entrevistados vêem a religião e a ciência como sempre em conflito.

Ao longo da história, a ciência e a religião têm aparecido como estando em conflito perpétuo.
Mas o novo estudo sugere que apenas uma minoria dos cientistas acredita que religião e ciência exigem fronteiras.

"Quando se trata de questões como o que é a vida, formas de compreensão da realidade, as origens da Terra e como a vida se desenvolveu sobre ela, muitos vêem a ciência e a religião como estando em desacordo e até mesmo em conflitos irreconciliáveis," conta Elaine Howard Ecklund, coordenadora da pesquisa.
Mas, excluídos os fundamentalismos de ambas as partes, a maioria dos cientistas entrevistados por Ecklund e seus colegas acredita que tanto a religião quanto a ciência são "caminhos válidos de conhecimento" que podem trazer um entendimento mais amplo de questões importantes.
Aproximadamente metade dos cientistas expressou alguma forma de identidade religiosa.

Por muitas investigações que se façam, há sempre novas interrogações que se colocam. A complexidade do conhecimento é tão grande que podemos sempre colocar  interrogações para as quais não obtemos respostas. Pensando por exemplo na origem da vida, muito já é conhecido, mas, muito mais ainda há por desvendar, é só lembrarmo-nos da quantidade de questões para as quais a resposta neste momento, não é outra que - foi o acaso. É exactamente esse acaso que dificilmente poderá ser explicado que os crentes podem sempre 'ver' uma mão divina.

Sem comentários: