sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Saiba Do Que Se Trata Quando Se Fala Do Epigenoma ...

... Cerebral e como ele muda com a aprendizagem e a experiência de vida

Enquanto o "genoma" pode ser considerado o manual de instruções que contém os projectos (os genes) de todos os componentes das células e do nosso corpo, o "epigenoma" pode ser visto como uma camada adicional de informação na parte superior dos nossos genes que mudam a maneira como esses genes são usados.

Reforçando a ideia já largamente aceite
de que o DNA não tem todas as respostas quando se trata do funcionamento do homem, os investigadores constataram que o epigenoma das pessoas é transformado durante o seu processo de passagem para a vida adulta

Descobriu.se que um destes sinais epigenéticos, chamado metilação do material genético, é progressivamente aumentado entre o fim da adolescência e a entrada na idade adulta.

Esta descoberta pode ter uma profunda importância para o conhecimento da biologia do cérebro porque, além de explicar a plasticidade cerebral induzida pelas experiências de vida e pela educação, ela pode ser decisiva para compreender as causas de comportamentos alterados e doenças psiquiátricas.

Estudos recentes têm demonstrado um possível papel da metilação do DNA na esquizofrenia, na depressão, no suicídio e no transtorno bipolar.
" O nosso trabalho vai permitir-nos começar a fazer perguntas mais detalhadas sobre como as mudanças no epigenoma esculpem as complexas identidades das células do cérebro ao longo da vida," afirmou Eran Mukamel, do Laboratório de Neurobiologia Computacional do Salk Institute (EUA), autor do estudo.

Fonte:DS

Sem comentários: