quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Gerações À Deriva: Tristeza

Um estudo feito pelo INE sobre os jovens no mercado de trabalho revela que em 2012 Portugal atingiu um novo recorde de jovens que não trabalham nem estudam: 434 mil com idades entre os 15 e os 34 anos.

Este fenómeno é mais forte entre o grupo dos chamados jovens adultos, dos 25 aos 34 anos, com uma taxa 18,9%. Para a geração mais nova, dos 15 aos 24 anos, a taxa desce para 14,1%.

O estudo sublinha que esta população jovem que não trabalha nem estuda é particularmente vulnerável. Como não estuda nem entra no mercado de trabalho, vai acumulando desvantagens como a falta de experiência.

Dos mais de 430 mil jovens parados, quase 130 mil não são considerados desempregados pelo INE pois não fizeram nada nos tempos mais recentes para encontrar trabalho.

São gerações direccionadas para um único caminho que fechou. 
Poucos são os que conseguem arriscar, dar a volta e lutarem por uma nova vida nunca antes experimentada e  muito menos alguma vez perspectivada.
Também é uma enorme frustração para os pais. Tudo investiram numa  melhor formação para os seus filhos na esperança de uma vida melhor e a sentença é -  sem futuro. - UMA TRISTEZA

Sem comentários: