sábado, 16 de novembro de 2013

Uma Perspectiva Entusiasmante ...

Uma equipa da Universidade de Ben Gurion revelou na quarta-feira um processo «amigo do ambiente» para criar uma substância capaz de desempenhar as mesmas funções que o petróleo no campo da Energia.

«Não há cá magias, isto é viável», sublinhou Moti Herskowitz, o professor de engenharia química, que liderou a investigação, antes da apresentação dos resultados na cimeira «Bloomberg Fuel Choices» em Tel Aviv.

O novo combustível, ainda em fase experimental, resulta da mistura de dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e um gás sintético, passando por um reactor para criar um composto feito de líquido e gás.
O processo do doutor Herskowitz, que não foi ainda patenteado, será usado como matéria-prima nas refinarias em vez de petróleo, dentro de cinco a dez anos, acreditam os investigadores.

O professor acrescentou que o composto será usado para fabricar diversos tipos de combustíveis, como diesel e combustível para jactos.

A inovação «brilha» sobretudo tendo em conta a escassez do petróleo no planeta, por oposição à água e ao gás de estufa. O método contribuirá assim para a redução da quantidade do gás na atmosfera.
«Isto é verdadeiramente uma fonte de energia renovável», destacou Herskowitz. (DD)

Que assim seja.

Sem comentários: