quarta-feira, 31 de julho de 2013

As Trocas Da Troika ...

John Berrigan,  Subir Lall e Rasmus Ruffer ( que já conhecemos)
Nova troika ou só mudam os rostos?

Quer saber mais pormenores? - Ora leia.

Em Portugal Existe Uma Estranha Originalidade ...

Em Portugal existe uma estranha originalidade. Embora, como na generalidade dos países, os políticos, como um todo, sejam avaliados de forma claramente negativa, é entre eles que a comunicação social tende a recrutar os seus comentadores.

A parte mais preocupante desta originalidade portuguesa, que surpreende qualquer analista estrangeiro, é que, demasiadas vezes, esses ex-governantes não deixaram uma obra louvável.
Ou seja, é como se o principal atributo destes políticos comentadores não fosse a qualidade mas a autoridade. A ocupação de lugares de chefia no passado parece conferir a estas pessoas uma autoridade duradoura, que se prolonga no tempo muito para além da posição exercida. O pior de tudo é que este estatuto de autoridade parece quase completamente independente da qualidade da chefia exercida. Mesmo os chefes mais incompetentes e corruptos preservam essa aura de autoridade quando, racionalmente, seria natural concluir que nunca deveriam ter ocupado aquele posto, por manifesta e gritante incapacidade. (continuar a ler aqui)

A Opinião Pública ....

A opinião pública! Por ela se sacrifica tudo para salvar a honra : até mesmo a honra.

E.W

terça-feira, 30 de julho de 2013

Todos Devem Ser Responsabilizados


Todos os políticos e gestores de empresas públicas que lesaram o Estado "devem ser responsabilizados politicamente e judicialmente só aqueles que cometeram verdadeiras ilegalidades".

"Quando agora se descobre que vamos ter de pagar hospitais e autoestradas durante mais 30 ou 40 anos e que o preço final é várias vezes superior ao que seria com outros procedimentos, não vejo onde haja crime nisto", disse, para logo acrescentar: "O que acho é que essas pessoas, esses partidos, essas instituições, com nome, deveriam ser tornadas públicas: quem é que fez o quê e quem é que assinou o quê, não para meter na cadeia, mas para os impedir de voltar a fazer política, para os impedir de voltar a ter acesso às decisões".

António Barreto,Expresso

Nem mais. O círculo das decisões há muito que roda em torno de grupos bem definidos. Façam o que fizerem, mais a mal que a bem do país, continuam a manobrar. É tempo de responsabilizar e afastar quem contribuiu com expedientes para o descalabro do país e dos seus cidadãos. Sem moralizar não pode haver confiança.

Esperança ! Que Esperança?

Oh caminho da vida nunca certo!
Que aonde a gente põe sua esperança
Tenha a vida tão pouca segurança!

Camões 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Queres Ser Justo?

Então ...

Não exijas de outro o que tu próprio não estejas disposto a fazer.

Cyro 

domingo, 28 de julho de 2013

A Insegurança ...

De repente o silencio
os pensamentos se misturam
a insegurança...o medo....
parecem flutuar no agora
tudo se perde...
o vazio constante
o peito apertado
a lagrima que insiste em cair refletir...nada sentir
sentindo tudo
querendo fugir
(...)

CP     

Fugir sim, mas para onde? Qualquer que seja o caminho escolhido encalhamos sempre em obstáculos que possivelmente não evitarão a queda por todo o lado anunciada.

sábado, 27 de julho de 2013

Esta É A Frase ...

Quando se está a reduzir tão significativamente os rendimentos presentes e futuros, em dinheiro e em espécie, dos cidadãos em geral, aumentar o rendimento de alguns exige uma justificação que demonstre, sem equívocos, os benefícios que daí se retiram para toda a sociedade. Ou seremos de novo uma "sociedade extractiva", aquela que faz "falhar as nações".  Já basta o que se tem visto (e compreendido como o mal menor) com as PPP rodoviárias, as rendas da energia, o BPN e os 'swap'.

Helena Garrido, Visto da Economia 

Dormir Mal Durante A Lua Cheia, Mito ou Realidade?

Muitas pessoas queixam-se da falta de sono no período da Lua Cheia.
Como não têm nenhuma teoria para explicar o facto, os cientistas costumam dizer que isso é "mito", ou simplesmente "impressão".
Afinal, o que não está no manual dos cientistas não existe, certo?
Errado, como acaba de demonstrar o professor Christian Cajochen e seus colegas da Universidade de Basel, na Suíça.

O grupo conseguiu documentar evidências de que os ciclos lunares e o comportamento do sono humano estão realmente conectados.
Cajochen e seus colegas analisaram cuidadosamente, em laboratório, o sono de 30 voluntários, divididos em dois grupos etários.
Enquanto os voluntários dormiam, os cientistas monitorizaram os seus padrões cerebrais, movimentos oculares e mediram suas secreções hormonais.

Os resultados sugerem que, apesar dos confortos da vida moderna, os seres humanos ainda respondemos aos ritmos geofísicos da lua, qualquer que seja sua idade.

Os dados mostram que tanto a percepção subjectiva quanto a percepção objectiva da qualidade do sono são alteradas com os ciclos lunares.
No período da Lua Cheia, a actividade cerebral em áreas relacionadas ao sono profundo diminui em 30%.
As pessoas também levam, em média, cinco minutos a mais para adormecer, e dormem 20 minutos menos.
E apresentaram níveis mais baixos de melatonina, uma hormona que regula os ciclos de sono e vigília.
No lado subjectivo, os voluntários afirmaram ter um sono pior durante os dias de Lua Cheia - eles não sabiam que a experiência tinha a ver com os ciclos lunares, e a Lua não foi citada em nenhum momento durante o estudo.

"Esta é a primeira evidência confiável de que o ritmo lunar pode modular a estrutura do sono nos seres humanos," concluiu Cajochen.

Fonte:DS

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Mentes Desarrumadas ...

Até que a mente adquira claridade e sossego, tudo se pode transformar em objecto de fricção e conflito. O que podemos esperar de uma mente desarrumada? Só insatisfação e instabilidade. Enquanto uma mente arrumada deve ser firme e não criar tensões insensatas.

RC 

Para Variar, Uma Boa Notícia

Nos primeiros seis meses deste ano foram criados em Portugal 20.051 negócios, mais do dobro das empresas que fecharam ou estão insolventes.

As empresas e empregos criados estão longe de compensar os negócios extintos e os postos de trabalho perdidos, mas há uma dinâmica empresarial em curso no Portugal produtivo de 2013. Desde Dezembro passado que, mês após mês, as estatísticas comparam em crescendo o número de empresas constituídas em relação ao ano passado.

Há cinco anos que não se criavam tantos negócios em Portugal. E pela primeira vez desde 2009, o número de insolvências caiu. (JN)

A Verdade Que Não Queremos Ver ...

Nós já esquecemos completamente o axioma de que que a verdade é a coisa mais poética no mundo, especialmente no seu estado puro. Mais do que isso: é ainda mais fantástica que aquilo que a mente humana é capaz de fabricar ou conceber... de facto, os homens conseguiram finalmente ser bem sucedidos em converter tudo o que a mente humana é capaz de mentir e acreditar em algo mais compreensível que a verdade, e é isso que prevalece por todo o mundo. Durante séculos a verdade irá continuar à frente do nariz das pessoas mas estas não a tomarão: irão persegui-la através da fabricação, precisamente porque procuram algo fantástico e utópico.

Fiodor Dostoievski 


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Os Novos Secretários De Estado

Conheça a lista.
Tomada de posse marcada para amanhã às 15h00

Esta É A Frase ...

«Desta vez foi de mais, acabamos de viver um mês em que as notícias mais pareciam mosquitos de Verão que nos atacam por todos os lados, do que informação que nos permitisse olhar com algum discernimento para o País. O resultado é uma sociedade cada vez mais atordoada, desvitalizada e rebocada: atordoada pela confusão, desvitalizada pela decepção, rebocada pela rotina.»

A frase foi escrita por Manuel Maria Carrilho num artigo 'Esqueça as notícias - e aproveite para conversar' - bom conselho.

Pedro / Paulo

Há uma de duas saídas possíveis para este Governo, portanto. Se falhar, Paulo Portas não poderá voltar a dizer que aceitou as medidas tomadas, mas não concordou com elas. A partir de hoje, a política económica é, também, sua. Se o Governo garantir a saída da ‘troika', Portas recuperará do seu estado de condicionalidade, mas Pedro Passos Coelho e o PSD terão mais condições para capitalizar politicamente esse sucesso.

Paulo Portas e o CDS tomaram conta da política económica, é certo, podem até ter a ilusão de que tomaram conta do Governo, mas com uma contrapartida, um risco total, um tudo ou nada para o futuro político, do partido e do seu líder. E a cadeira do poder, essa, estará sempre onde se senta o primeiro-ministro.

António Costa, Económico 

Continuamos atentos às manobras. Acredito que em Agosto as ondas serão só no mar. Como será Setembro? 

Dorme ...

— “Dorme: se os pesares
          Repousares,
Vês? – por estes ares
          Vamos rir;
Mortas, não; festivas,
          E lascivas,
Somos – horas vivas
          De dormir!” –

  Machado de Assis 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O Idealismo ...

" O idealismo é a virtude da inexperiência."

E.W

Saiba Onde Encontrar A Internet Mais Rápida Do Mundo

É em Hong Kong.

Portugal, está entre os 50 países mais inovadores , teve um dos menores aumentos na velocidade de banda larga - de 7 por cento em relação ao trimestre anterior. Ainda assim, o país conseguiu classificar-se como os 17 mais rápido. O país teve um pico de velocidade média da Internet de 34,5 megabits por segundo, em comparação com a média global de 18,4 Mbps.

A seriação dos Top 20.

terça-feira, 23 de julho de 2013

A Novidade ...

Rui Machete. Será o próximo Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Tomada de posse dos novos membros do Governo, marcada para amanhã às 17h00

Descoberta Mais Uma Dupla Hélice No Organismo Humano ...

Acaba de ser encontrada a segunda "dupla hélice" no organismo humano: a estrutura está presente no retículo endoplasmático, a fábrica de proteínas nas células.[Imagem: Cell/Terasaki et al.]Adicionar legenda


Finalmente, graças ao aprimoramento das técnicas de microscopia, acaba de ser encontrada a segunda "dupla hélice" ( a primeira foi no DNA) no organismo humano.

A técnica de enrolamento foi encontrada no retículo endoplasmático, a fábrica de proteínas existente no interior das células.
Até agora  acreditava-se que o retículo endoplasmático fosse formado por uma série de folhas empilhadas, onde cada folha seria uma membrana cravejada com as moléculas que formam as proteínas.
O novo método de imagens de microscopia, contudo, revelou uma estrutura 3D, onde as folhas se unem, organizando-se de forma semelhante a uma garagem com rampas helicoidais para ligar os diferentes níveis.

Esta estrutura permite o empacotamento muito denso das folhas do retículo endoplasmático, maximizando a quantidade de espaço disponível para a síntese de proteínas dentro dos pequenos limites de uma célula.

"A geometria do retículo endoplasmático é tão complexa que os seus detalhes nunca foram totalmente descritos, mesmo agora, 60 anos depois de sua descoberta," comenta Mark Terasaki, da Universidade de Connecticut (EUA), um dos autores da descoberta. Os "Nossos resultados poderão levar a novos insights sobre o funcionamento desta importante organelo."

Esta estrutura de garagem optimiza o empacotamento, maximizando o número de moléculas que sintetizam proteínas - os ribossomas.
Quando a célula necessita produzir mais proteínas, ela pode reduzir as distâncias entre as folhas - imagine esse mecanismo como um estacionamento que pudesse adicionar mais níveis quando começasse a ficar cheio.

Fonte:DS

Esta É A Frase ...

Numa crise onde todos perderam qualquer coisa, cada trincheira irá vender o desfecho como uma vitória para o seu lado. Passos e Portas continuam a governar, o Presidente foi presidencial e Seguro, ao não ceder, conquistou o partido. Mas o último mês não deixou nenhuma das partes ilesa. Para cada vitória, é possível identificar uma derrota

JN   

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Foi Um Momento ...


Foi um momento 
O em que pousaste 
Sobre o meu braço, 
Num movimento 
Mais de cansaço 
Que pensamento, 
A tua mão 
E a retiraste. 
Senti ou não ? 

Não sei. Mas lembro 
E sinto ainda 
Qualquer memória 
Fixa e corpórea 
Onde pousaste 
A mão que teve 
Qualquer sentido 
Incompreendido. 
Mas tão de leve!... 

Tudo isto é nada, 
Mas numa estrada 
Como é a vida 
Há muita coisa Incompreendida... 

Sei eu se quando 
A tua mão 
Senti pousando 
‘Sobre o meu braço, 
E um pouco, um pouco, 
No coração, 
Não houve um ritmo 
Novo no espaço? 
Como se tu, 
Sem o querer, 
Em mim tocasses 
Para dizer 
Qualquer mistério, 
Súbito e etéreo, 
Que nem soubesses 
Que tinha ser. 

Assim a brisa 
Nos ramos diz 
Sem o saber 
Uma imprecisa 
Coisa feliz. 

Fernando Pessoa

A História Das Duas Rãs E O Ego Inseguro E Exacerbado ...

Era uma rã que sempre tinha vivido no mar. Decidiu dar um passeio e, de súbito, tropeçou e caiu nu buraco fundo, no qual tinha nascido e vivido sempre outra rã. A rã do estreito e mísero buraco perguntou à recém-chegada:
   - De onde vens?
   - Do mar.
   - É grande o mar?
   - Oh, nem imaginas,amiga! O mar é imenso.
   - A rã do poço ficou pensativa por um instante e, a seguir, perguntou :
   - É o mar tão grande como a mina casa?
   - Não se pode comparar o mar com a tua casa. O mar é enorme, descomunal.
   - Então, a rã do poço ficou fora de si, atacada pela ira, e começou a bater na sua companheira enquanto gritava:
   Mentira, mentira! Não pode haver nada maior que a minha casa, nada! É uma grande mentirosa e agora mesmo vou expulsar-te daqui.

O ego inseguro ou exacerbado prende-nos a opiniões e pontos de vista estreitos. A visão turva-se, escurece-se e fica esclerótica. E a pessoa não pode ver para além do seu egocentrismo.
Aferradas às suas opiniões, muitas pessoas carentes de uma mente livre e aberta às opiniões alheias,assim que se põe em causa as suas crenças e pontos de vista, reagem de forma auto-defensiva e ignorante, desencadeando as suas energias hostis e virulentas. (Ramiro Calle)

domingo, 21 de julho de 2013

Está Dito ...

O governo de coligação PSD/PP vai continuar até ao fim da legislatura.
PR vai continuar vigilante.

Pode ler aqui a comunicação de Cavaco Silva.

E Esta Hein?

Nunca foi apresentada ao Presidente da República pelo primeiro-ministro uma proposta formal de remodelação do Governo, este facto abre caminho a que seja criado um espaço institucional em que possa prosseguir o relacionamento entre os dois estadistas de modo a que seja encontrada uma saída para a crise política portuguesa, afirma o Público.  

Esta É A Frase ...

«O acordo apenas constituiria um pacto entre uma coligação empenhada em mudar pouquinho para que tudo fique na mesma e uma oposição convicta de que o pouquinho é demasiado. O PSD (e, pelo menos teoricamente, o CDS) sujeita o país à inevitável penúria quase sem beliscar as causas da dita. O PS rejeita a penúria e propõe-se insistir nos delírios que a provocaram. De um lado, empobrecimento sem reformas; do outro, crescimento sem realidade. É a clássica situação do mata e do esfola, e custa perceber que espécie de nação se salvaria assim. Em suma, não se perdeu nada.
Sucede que também não se ganhou nada, excepto o previsível impasse.»

Alberto Gonçalves,DN      

sábado, 20 de julho de 2013

Amanhã Às 20h30 ...

... O Presidente da República, Cavaco Silva, vai fazer uma comunicação ao País, disse à Lusa fonte da Presidência da República.

    
Espero que não sejamos nós, cidadãos portugueses, a  ser fisgados.


E Agora?

.... Agora, depois deste imbróglio que o PR provocou, só esperamos que num ultimo rasgo de bom senso saiba discernir.

Assim, que faça o que não fez antes:

Primeiro pare, sente-se e pense o que pretende de bem. Depois, pondere, não as hipóteses teóricas, mas as possibilidades reais. Então, entre duas realidades, pode escolher a melhor (ou a menos má). Discernir não é descobrir a única hipótese boa, é decidir, entre coisas boas ( que é como quem diz a que cause menos solavancos a uma população desgastada e angustiada), qual é a melhor, a mais construtiva para o país. Se é fácil ou difícil, isso não conta.

Texto adaptado V P M   


Que siga e pare o 'baile', já estamos todos tontos com tantas voltas inúteis.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

À Espera ...

«Mas a gente espera, lá no fundo, perdido, soterrado e cansado, que a vida compense de alguma maneira.»

Tati Bernardi 

É Preciso Encontrar O Equilíbrio ...

A nossa mente é centrífuga e, no seu rebuliço, não deixa de se exteriorizar. Vivemos sempre assim, às voltas na circunferência, sem recuperar o ponto central. A excessiva exteriorização faz com que paguemos um elevadíssimo preço psíquico; distancia-nos do nosso ser e torna-nos alienados. Os pensamentos são sempre agitados, e saltam do ramo do apego para o ramo do fastio. Evadem-se para o passado ou para o futuro e não gostam de estar no presente, e menos ainda de seguir o proprietário dos pensamentos.
É preciso aprender a parar e a ver em nós mesmos. Uma coisa é fazer, outra é ser. É preciso encontrar o equilíbrio, fazendo e sendo.

RC

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Quer Saber O Porquê De Por Vezes Gostarmos De Ouvir Música Triste? - Ora Leia ...

(Maxu)
... Ouvir músicas tristes pode evocar emoções positivas.
A conclusão surpreende à primeira vista, mas pode ser uma boa explicação do porquê as pessoas gostam de ouvir músicas tristes.
Afinal, se a nostalgia musical trouxesse apenas emoções negativas, as pessoas não gostariam delas, afirmam Ai Kawakami e seus colegas da Universidade de Tóquio.
Mas o que é mais surpreendente é que um estudo mostra que nós podemos "curtir" uma emoção negativa como a tristeza, desde que ela não represente ameaça.

Ao contrário da tristeza na vida diária, a tristeza vivida através da arte pareça ser agradável, possivelmente porque não representa uma ameaça real para a nossa segurança.

Isso poderia ajudar as pessoas a lidar com suas emoções negativas na vida diária.

"A emoção experimentada pela música não oferece perigo ou dano imediatos, ao contrário da emoção vivida na vida cotidiana. Portanto, podemos até mesmo desfrutar das emoções desagradáveis, como a tristeza. Se sofremos de emoções desagradáveis evocadas através da vida diária, a música triste pode ser útil para aliviar a emoção negativa," concluíram os investigadores.

terça-feira, 16 de julho de 2013

E Esta Hein? - O Tempo Da Troika Acabou

A comissária europeia Viviane Reding, vice-presidente da Comissão liderada por Durão Barroso, defendeu hoje que "o tempo da 'troika' acabou", sustentando que a Europa já não necessita do Fundo Monetário Internacional (FMI) para apoiar países economicamente fragilizados.(ler aqui)

Actualmente, a UE presta assistência financeira em conjunto com o FMI a Grécia, Irlanda e Portugal, estando previsto que a Irlanda saia do programa este ano e Portugal no próximo

A Política Portuguesa, Por Estes Dias, Transformou-se Nisto ...


(Pedro Correia, Delito de Opinião)


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Atenção! Reformados Que Exercem Funções Públicas ...

Os reformados com pensão da segurança social ou de outra entidade gestora de fundos que exerçam funções públicas terão de optar pela respectiva remuneração ou pela pensão de reforma, determina proposta legislativa governamental hoje enviada aos sindicatos. (continuar a ler aqui)

Esta É A Frase

«A política à portuguesa é uma novela de péssima qualidade. Actores troca-tintas e um guião com pouco ritmo. O problema é que há uns espectadores importantes que não estão a perceber nada.»

Bruno Proença, Económico 

domingo, 14 de julho de 2013

Afinal o que foi Que Marcelo Viu Esta Semana ...

...  Que Nunca Tinha Visto Antes?





Se bem entendi, o professor disse o que pensava ter visto, mas que nunca pensou que alguma vez fosse capaz de dizer e que efectivamente não queria dizer.

Seja Qual For A Decisão ...

... Por favor, por uma vez decidam.
O Pais não pode ficar parado por muito mais tempo.

Não esquecer que:
"A nossa vida é baseada em decisões, então por mais que você possa optar por não decidir, o destino decidirá, só que a partir daí  não terá mais futuro como planeador das acções presentes e sim como consequência pelo facto de submeter-se à indecisão."

sábado, 13 de julho de 2013

Uma Certa Quantidade De Gente À Procura ...

... De Gente (...) 
Também estes andavam à procura
duma certa quantidade de gente
que saía à procura mas por outras bandas
bandas que por seu turno também procuravam imenso
um jeito certo de andar à procura deles
visto todos buscarem quem andasse
incautamente por ali a procurar

Que susto se de repente alguém a sério encontrasse
que certo se esse alguém fosse um adolescente
como se é uma nuvem um atelier um astro

Mário Cesariny 

sexta-feira, 12 de julho de 2013

É Aqui Que Estamos: Pendurados ...

... E, suspensos por frágeis pinças da pós inútil rodada .

Sabia Que O Vírus Da Sida Pode Ser Utilizado Como Instrumento De Terapia Genética ?

Segundo os investigadores, é a primeira vez que o vírus da sida é validado como um instrumento eficaz e seguro de terapia genética em doentes reais e também na luta com doenças raras, onde o potencial é enorme: estima-se que 80% terão origem genética.(ler aqui)

Pois é, vivemos num século em que as surpresas são debitadas a uma velocidade estonteante. 
Algo está a mudar ou já mudou em todos nós, só assim se explica que sejamos capazes de resistir ao stress enfrentando um mundo que passou a ser global e que muda a uma velocidade inimaginável.

Uma Boa Notícia

A produção industrial recuou 1,3% na zona euro e 1,6% na União Europeia em maio, relativamente a igual mês de 2012, mas em Portugal aumentou 4,5%, a terceira maior subida entre os 27, divulgou hoje o Eurostat.

DD

Hipóteses Há Muitas ...

Será que o Sol tem certezas ?!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

8ª E 9ª Avaliação Da Troika ...

...  Ao programa de ajustamento Português decorrerá conjuntamente em Agosto e Setembro.

Em Silêncio ...

Assim como do fundo da música
brota uma nota
que enquanto vibra cresce e se adelgaça
até que noutra música emudece,
brota do fundo do silêncio
outro silêncio, aguda torre, espada,
e sobe e cresce e nos suspende
e enquanto sobe caem
recordações, esperanças,
as pequenas mentiras e as grandes,
e queremos gritar e na garganta
o grito se desvanece:
desembocamos no silêncio
onde os silêncios emudecem.

Octavio Paz 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Tudo Se Pode Inferir ...

...  Daqui.

Vago, muito vago e possivelmente muito tardio para ser aplicável.
Em qualquer caso  - um abanão, para todos.


O Futuro ...

"Quando as nações tiverem abandonado os seus prejuízos e visto a realidade, a Europa formará uma grande federação de povos que se compreendem e que realizam mutuamente os seus interesses."

Fonte - Escritos d'El Rei D. Pedro V

Que Deus permita que ainda se cumpra, porque a fé nos homens está cada vez mais abalada.

Academia De Ervas Aromáticas Em Messejana

Uma academia para incentivar e apoiar pequenos agricultores da zona do Alqueva a produzirem plantas aromáticas e medicinais vai "nascer" em Messejana.

A criação da "Academia das Plantas Aromáticas e Medicinais de Alqueva" envolve a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), o Centro de Estudos e Valorização dos Recursos Mediterrânicos (CEVRM) e a empresa Monte do Pardieiro.

A academia será uma "unidade de demonstração e divulgação", junto dos agricultores interessados, das várias espécies, das operações culturais, dos factores de produção e dos processos de comercialização de plantas aromáticas e medicinais, explica a EDIA.

O Canto Em Coro Tem Efeito Directo Sobre A Actividade Cardíaca

Cantar em coro tem um efeito directo sobre a actividade cardíaca de cada um dos participantes, que tende essencialmente a aumentar e diminuir em todos ao mesmo tempo.

“O canto regula a actividade do nervo vago, implicado na vida emocional e na comunicação com outrem”, diz Vickhoff. “As canções com frases longas surtem o mesmo efeito que os exercícios de controlo da respiração no ioga. Ou seja, através do canto, conseguimos exercer um certo controlo sobre os nossos estados mentais.”(pode continuar a ler aqui)

Nestes tempos difíceis, podemos mesmo dizer escaldantes, nada melhor que promover a saúde cardíaca e ao mesmo tempo sincronizar os nossos corações.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Contracções E Mais Contracções

A Standard & Poor cortou  ratings de crédito da Itália para BBB de 'BBB + s outlook é negativo. A decisão da agência reflecte "o efeito de um enfraquecimento do crescimento sobre a estrutura e a força da economia italiana" e "o fracasso na economia real da política monetária expansionista do BCE com taxas de empréstimo para as empresas, que permanecem bem acima dos níveis pré-crise "(leia o documento) . Além do mais, o ' outlook negativo atribuído à Itália "indica que há pelo menos uma hipótese em três de que a classificação poderá ser novamente reduzida em 2013 ou 2014. 

Agora, o país está numa etapa definida pela etapa de junk (lixo) , o que equivale a uma placa de não investir nos seus títulos de dívida .

Corriere della Sera

Europa continua em derrapagem, a queda livre cada vez se aproxima mais dos seus membros.

Novas Previsões Do FMI

FMI prevê recessão mais profunda

A recuperação é lenta novamente. Mais uma vez, o Fundo Monetário Internacional (FMI) chega com uma má notícia, refer o El País.



Se nada muda, nada mudará .



segunda-feira, 8 de julho de 2013

Interregno Por Umas Horas ...

Sabe bem.porque estou cansado (a)

Estou Cansado

Estou cansado, é claro,
Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado.
De que estou cansado, não sei:
De nada me serviria sabê-lo,
Pois o cansaço fica na mesma.
A ferida dói como dói
E não em função da causa que a produziu.
Sim, estou cansado,
E um pouco sorridente
De o cansaço ser só isto —
Uma vontade de sono no corpo,
Um desejo de não pensar na alma,
E por cima de tudo uma transparência lúcida
Do entendimento retrospectivo...
E a luxúria única de não ter já esperanças?
Sou inteligente; eis tudo.
Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto,
E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá,
Que afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa.

Álvaro de Campos

Conversações Para Uma Linha De "Crédito De Precaução"

Estão em curso conversações com o Governo português para que esteja disponível a tempo “uma linha de crédito de precaução” do fundo de resgate europeu (Mecanismo Europeu de Estabilidade - MEDE).

A mesma possibilidade poderá ser explorada com a Irlanda, segundo o El País via SOL

Essa linha de crédito, explica o El País, será um “resgate suave” com o objectivo de evitar que a saída do programa, em Maio de 2014, “seja um calvário” para Portugal.

Para o jornal espanhol, esta segunda ajuda a Portugal pode ter duas leituras, uma positiva e outra realista.

 Se pode ser um sinal de que “Bruxelas não vai deixar cair Lisboa, que fez tudo o que a ‘troika’ pediu e mais ainda”, e que a Comissão Europeia vai ajudar o Governo português a tentar acalmar as preocupações dos parceiros europeus e dos mercados, também pode indicar que o “programa português não funciona e que é necessário dar um novo impulso a Portugal”.

Precaução é a palavra chave que deve ficar gravada nas nossas mentes por vários anos, pois tudo muda de um dia para o outro. Certo é a incerteza do nosso futuro.

domingo, 7 de julho de 2013

Esta É A Frase

Se é evidente que os acontecimentos em curso desqualificam os respectivos protagonistas para sequer integrar os órgãos sociais de uma cooperativa de habitação, é igualmente claro que ninguém concorre para entusiasmar as massas ou, vá lá, convencê-las a votar com um mínimo de convicção, ou a votar de todo, numa das opções disponíveis em eleições antecipadas. Em suma, o PS mete medo.

Alberto Gonçalves, DN   

É isso: Medo

Medo das incongruências do novo arranjinho.
Medo de ter ao comando um PS igual ou pior que os que lá estão.
Medo de continuarmos a afundar lentamente e que um dia quando acordarmos a água já nos passou por cima da cabeça.
Medo de não conseguirmos planear minimamente a nossa vida.
Medo de continuarmos aos 'trambolhões' e as mazelas se tornarem insuportáveis.
Enfim. Medo do medo.

sábado, 6 de julho de 2013

A Cidade Mais Quente Hoje No Continente Foi ...

Setúbal

Chegou aos 42,4 graus, atingindo o valor máximo de temperatura deste sábado no continente, mas abaixo do seu recorde de 43,5 graus. Coruche e Alcácer do Sal chegaram aos 42 graus. Évora ficou-se pelos 40,6, Beja pelos 40,4 e Lisboa atingiu os 40 graus.

Felizmente, amanhã “já se prevê um desagravamento dos alertas”, adianta ao PÚBLICO Madalena Rodrigues, meteorologista do IPMA. Lisboa e Setúbal, os dois únicos distritos que neste sábado estiveram em alerta vermelho, passam para alerta laranja.

Os Actores


Vêm de dentro repelidos 
Conforme o seu destino a sua cor varia 
pois escolhem a base de acordo com 
a luz que o rosto cria 

A frente da cortina enfrentam 
o vazio 
que lhes dava guarida Em sepulcros 
abrigam as faces atingidas 

No palco deambulam como num 
tempo estreito entre duas crateras 
a que na sua frente lhes recolhe os soluços 
e o nada donde vieram 

Gastão Cruz 

Esta É A Frase

Há, de facto, um problema de falta de responsabilidade. Mas ela é partilhada por todos os que falam demasiado sobre o que sabem e o que não sabem e pelos que se amedrontam no momento em que os seus sonhos pareciam estar prestes a ser realizados. Ficámos a saber que mentem, cada um à sua maneira.

Carla Hilário Quevedo, Agora Não, Ji

sexta-feira, 5 de julho de 2013

A Solução Que Ainda Não O É ...

O acordo anunciado esta sexta-feira pelo PSD e CDS ainda não foi aceite em Belém, isto apesar de diversas vozes da maioria classificarem este entendimento como capaz de levar o Governo até ao final da legislatura.
A TSF sabe que o Presidente da República ainda não tomou uma decisão sobre o que vai fazer, decisão que Cavaco Silva só irá tomar depois de ouvir os partidos na segunda e na terça-feira.

Isto é parte da solução diz o DN. - difícil acreditar.

Impreparação E Birras Só Faltavam Os Ultimatos ...

Já basta o que estamos a passar por incompetência e impreparação de ministros anteriores e actuais.
Precisamos de Paz e não guerrinhas irresponsáveis ou de ultimatos.

A Melhor Solução Possível Neste Momento

O Presidente da República quer ter garantias de que o governo tem a estabilidade suficiente para evitar eleições antecipadas, mesmo que isso signifique a substituição dos dois líderes partidários do governo, Paulo Portas e Pedro Passos Coelho. (RTPn)

Neste momento a melhor solução seria mesmo a substituição dos dois líderes. Precisamos de estabilidade política e credibilidade externa e interna, pelo menos até à presumível saída da troika.

1ª Página Do Sol

Contradições ?
Não sabemos.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Ainda Sem Solução À Vista ...

Ao que o Diário Económico apurou, Cavaco exige que o líder do CDS se mantenha como ministro e ao que parece a solução que lhe foi apresentada mantinha o CDS no Governo mas sem a presença de Portas.

No entanto o PM diz que encontrou uma fórmula para resolver a crise política e que há condições para manter o Governo.

Nada parece estar resolvido.

Renovação Total ?

Portas deve ficar como vice-primeiro-ministro e Economia.

Imaturidade ...

"A imaturidade é mãe da precipitação, avó do erro e bisavó do arrependimento."

Shi-Fu Kleber Farache  

Está dito.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Portas Pensou, Pensou E ...

O CDS vai mostrar abertura para renegociar o acordo de coligação com o PSD. É essa a principal conclusão da reunião da direcção do partido liderado por Paulo Portas desta quarta-feira.

Fonte:Público

Parece brincadeira. Não há dúvida - estamos em pleno surrealismo.

O Correcto: Moção De Confiança

O correcto, nas presentes circunstâncias, é submeter politicamente o Governo ao juízo da Assembleia da República. Saiba porquê? - eu subscrevo. 

Outros Paradoxos...

  • No Algarve, tradicional destino turístico, donos de bares têm dificuldade para contratar - apesar da crise.(BBC Brasil)

    Enquanto Nelson Mandela luta por sua vida, hospitalizado em Pretória, membros de sua família estão no meio de uma disputa, acompanhada de perto pela imprensa ... da África do Sul.(BBC Brasil)

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Maria Luísa Albuquerque ?!!

Substituí Vítor Gaspar.
Toma posse amanhã. às 17h

O governo já tinha perdido a mão agora perde o pé.
Cabeça perdida.

Última Hora: Vítor Gaspar ...



Saí do Governo ( Notícia TVI24)

Vítor Gaspar apresentou demissão.

Ler mais aqui.

A Onda Avassaladora Que Atinge A Europa Continua A Fazer O Seu Caminho ...

Em Maio, a taxa de desemprego da Zona Euro subiu para 12,1%, mais uma décima que em Abril. Na Europa a 27, o desemprego alcança 10,9%.

Nós, cidadãos europeus, somos os espectadores desta decadência na qual ainda não queremos acreditar. 
Na verdade. parece estarmos a assistir a um filme do passado ou do futuro, cuja realidade é presente mas que nos recusamos a encarar frontalmente. Verdade, às pinguinhas dói menos. Mas, pergunto eu : será que vamos reconhecer o nosso espaço e a nossa sociedade quando olharmos para trás daqui a poucos anos?