terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Apanhar Sol Reduz O Risco Cardíaco ...


... Ao diminuir a pressão Arterial

Já se sabia que a vitamina D protege contra o cancro, diabetes, artrite e activa o sistema imunológico.
Agora comprovou-se que a exposição da pele à luz solar, mesmo quando não actua directamente na sintetização da vitamina D, ajuda a reduzir a pressão arterial, o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

O óxido nítrico, junto com os produtos dele derivados, que são abundantes na pele, está envolvido na regulação da pressão arterial. Quando expostas à luz solar, pequenas quantidades de óxido nítrico são transferidas da pele para a circulação, diminuindo o tonus dos vasos sanguíneos. Assim a pressão arterial cai, o mesmo acontecendo com o risco de "ataque cardíaco e derrame", afirmam  Martin Feelisch e Richard Weller no estudo publicado no Journal of Investigative Dermatology.

Embora evitar o exagero da exposição ao sol seja importante para prevenir o câncer de pele - o que é válido sobretudo para pessoas de pele muito clara e com histórico de cancro de pele na família -, os autores deste estudo sugerem que minimizar a exposição à luz do sol também pode ser algo negativo, aumentando o risco de condições relacionadas com as doenças cardiovasculares.

1 comentário:

Anónimo disse...

SOL É VIDA

Nós Portugueses somos a prova provada...

Maria Helena