sábado, 25 de janeiro de 2014

O Cérebro Tem Piloto Automático ...

... Que Diminui A Consciência

Investigadores do Instituto Max Planck (Alemanha) analisaram simultâneamente nada menos do que 1,6 biliões de conexões dentro do cérebro.
Descobriram que a maior concordância entre a estrutura do cérebro e o fluxo de informações ocorre na "rede de modo padrão", que é responsável por pensamentos do tipo "sonhar acordado".

O Cérebro Tem Piloto Automático

Todo mundo tem : Você está sentado no escritório, olha pela janela e seus pensamentos começam a vaguear. Em vez de lidar com o que deveria estar a fazer, começa mentalmente a planear as suas próximas férias ou fica perdido num pensamento ou numa lembrança.

Algum tempo depois percebe o que aconteceu: o seu cérebro simplesmente mudou de canal, e passou para o piloto automático.

Há já algum tempo, que os especialistas têm mostrado interesse na competição entre as diferentes redes do cérebro, que são capazes de suprimir uma actividade de outra - se você está a pensar nas suas próximas férias é quase impossível acompanhar o conteúdo de um texto ao mesmo tempo.
Cérebro tem piloto automático que diminui consciência
As áreas amarelas assinalam a rede de modo padrão do cérebro. As fibras coloridas mostram as conexões com o restante do cérebro. [Imagem: MPI for Human Development]

Os novos resultados mostraram que a estrutura do cérebro e função cerebral coincidem mais fortemente em áreas que fazem parte da "rede de modo padrão", que está associada com o devaneio, a imaginação, e o pensamento autorreferencial.

"Em comparação com outras redes, a rede de modo padrão usa as conexões anatomicamente mais directas. Acreditamos que a actividade neuronal é automaticamente direcionada para estabilizar nesta rede sempre que não haja influências externas sobre o cérebro," disse Andreas Horn, principal autor do estudo.

Despertar ou permanecer dormindo

Fazendo jus ao seu nome, a rede de modo padrão parece tornar-se activa na ausência de influências externas. Em outras palavras, a estrutura anatómica do cérebro parece ter uma configuração de piloto automático incorporada.
Essa rede de modo padrão, no entanto, não deve ser confundida com um estado de repouso. Pelo contrário, o devaneio, a imaginação e o pensamento autorreferencial são tarefas complexas para o cérebro.

Por outro lado, essa descoberta parece estreitamente relacionada às propostas de diversas linhas ligadas à meditação, que afirmam que, para "despertar", é necessário fazer um esforço de concentração que leve a pessoa a um estado de maior consciência, ou de alerta - lembre-se, por exemplo, da meditação da mente alerta.

Caso não se esforce para elevar a consciência e despertar, você rapidamente cai na rede de modo padrão - e "dorme" de novo, no sentido de manter-se não-desperto, num nível menor de consciência.( DS)

Sem comentários: