domingo, 31 de agosto de 2014

Foram Dscobertas Duas Antigas Cidades Maias Na Selva Do México

Na floresta tropical da península central de Yucatan , dois enormes locais maias foram descobertos por uma expedição arqueológica liderada por Ivan Sprajc, do Centro de Pesquisa da Academia Eslovena de Ciências e Artes (ZRC Sazu). Embora não muito longe das cidades modernas de Xpujil e Zoh Laguna, na parte sudeste do estado mexicano de Campeche. Os dois sites estão localizados na zona norte da Reserva da Biosfera Calakmul despovoada e de difícil acesso.

Um dos locais foi visitado em 1970 pelo arqueólogo americano Eric Von EUW, que documentou vários monumentos de pedra e uma fachada extraordinária, com uma entrada que representa a boca aberta do monstro da terra, mas os resultados de seu trabalho nunca foram publicados. Os seus desenhos, guardados no Museu Peabody de Arqueologia e Etnologia da Universidade de Harvard, EUA, foram conhecidos por alguns especialistas, mas a localização exacta do local, conhecido como Lagunita por Von EUW, era um mistério. Apesar de várias tentativas de alterar a sua localização, Lagunita permaneceu perdido até algumas semanas atrás, quando redescoberto pelo Dr. Sprajc e sua equipe.

O outro sítio localizado durante o trabalho de campo realizado recentemente nunca antes tinha sido relatado. Os arqueólogos batizaram com o nome Tamchén, que significa "poço profundo" em Yucatec Maya, em alusão à presença de mais de 30 chultuns (câmaras subterrâneas em forma de garrafa, em grande parte destinados à recolha de águas pluviais), alguns deles com 13 m de profundidade.
Também foram encontradas em Lagunita 10 estelas e três altares, alguns deles com relevos bem preservados, incluindo inscrições hieroglíficas. A julgar pelos dois volumes arquitetónicos e monumentos com inscrições, Lagunita deve ter sido a sede de um relativamente poderoso núcleo político, o relacionamento com o Chactún maior, que se encontra a cerca de 10 km ao norte, ainda não está claro." A importância da Lagunita é ainda atestada pela grande densidade de montículos residenciais, terraços, Albarradas (paredes secas baixas) e outro assentamento permanece na área circundante. 

Sem comentários: