quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O Único Lince-ibérico Existente Em Portugal Encontra-se Algures Em Vila Nova De Milfontes

Em maio de 2013, o Hongo foi notícia nacional por ter escolhido Vila Nova de Milfontes como sua nova morada.
Este lince-ibérico que nasceu em Aznalcázar, no Parque Nacional de Doñana, Sul de Espanha, realizou uma grande viagem, surgindo no litoral alentejano. Hongo havia sido identificado pela última vez em outubro de 2012, na região de Doñana.
A avaria do seu colar emissor VHF fez com que os técnicos de Doñana desconhecessem o seu paradeiro, até que em maio do ano passado foi fotografado em Vila Nova de Milfontes.

De acordo com declarações de Paulo Lucas, Coordenador do Grupo de Trabalho de Biodiversidade da Quercus, o Hongo permanece na zona onde foi avistado. Em entrevista ao “Público”, o coordenador da Quercus frisa que o animal proveniente de Espanha não está a ter qualquer acompanhamento por parte das autoridades competentes.

Recorde-se que em Portugal também está em curso um programa de conservação do lince-ibérico, que prevê que a reintrodução desta espécie no território nacional tenha início nos primeiros meses de 2015.

Para já, o único lince-ibérico existente em liberdade em Portugal é mesmo o Hongo e mantém-se algures pela zona de Vila Nova de Milfontes.

2 comentários:

O Puma disse...

Sem muros nem amos

Unknown disse...

Visitem, Lince Ibérico (Lynx Pardinus) S.O.S.

https://www.facebook.com/linceibericolynxpardinussos