sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Prémio Do Jovem Empreendedor: Diagnóstico Precoce Do Cancro, Foi Desenvolvido Pela Portuguesa Targetalent

Uum kit que permite diagnosticar precocemente o cancro e foi desenvolvido pela portuguesa Targetalent, que esta quinta-feira venceu o 16º Prémio do Jovem Empreendedor. São precisos apenas alguns minutos para a solução Blue Stain analisar as células que colhe do corpo humano. Paula Melo, 29 anos, e Fernando Ferreira, 46 anos, são as mentes por detrás do projecto que arrecadou 30 mil euros com esta distinção.

A tecnologia diferenciada de interface bio-digital, que venceu o galardão promovido pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) já foi patenteada e serve, sobretudo, para diagnosticar precocemente o cancro oral, doença que regista 540 mil novos casos por ano e que tem uma taxa de mortalidade de 80%: seis em cada dez pacientes morrem nos cinco anos seguintes ao diagnóstico.
“Não existe outra solução no mundo igual à nossa. Além disso, tem potencial para ser desenvolvida rapidamente, introduzida no mercado dentro de pouco tempo e envolve custos relativamente baixos de produção”, explicou Paula Melo ao Observador.        

Sem comentários: