sexta-feira, 24 de julho de 2015

Ataques De Gaivotas Estão A Multiplicar-se no Reino Unido

As histórias de ataques de gaivotas estão a multiplicar-se este Verão no Reino Unido, especialmente na região da Cornualha. Os jornais britânicos já falam em gaivotas "assassinas". Há dois relatos de cães mortos pelas gaivotas, uma criança e uma idosa foram também atacadas pelos pássaros. O  primeiro-ministro David Cameron já se pronunciou sobre a situação  afirmando:"Temos de ouvir as pessoas que realmente percebem deste assunto" não quis no entanto dar "uma resposta imediata" acerca da necessidade de um abate em massa.


Num texto de opinião no Guardian, o perito em história natural Patrick Barkham alerta para o facto de que os confrontos com gaivotas costumam acontecer nesta altura do ano, no princípio do verão, quando as gaivotas estão a proteger os ninhos com as suas crias, o que as pode levar a comportamentos mais agressivos. "Nós causámos um aumento nas populações urbanas de gaivotas", escreve Barkham, "porque tirámos o peixe do mar".

Fonte:DN

Ao invés de abates fúteis, os dirigentes dos concelhos locais devem mudar as práticas de lixo, os pescadores pararem  de eviscerar as suas capturas perto da costa, e, acima de tudo, impedir que os visitantes alimentem as gaivotas.

Quando o equilíbrio de um ecossistema se rompe (quase sempre por acção do homem), pode haver aumento excessivo de algumas populações e diminuição de outras, até o equilíbrio voltar a restabelecer-se, o que é cada vez mais difícil devido à interferência constante da população humana.

Sem comentários: