domingo, 1 de novembro de 2015

Tradições: O Pão Por Deus

Nas zonas rurais portuguesas, o dia 1 de Novembro é aproveitado para se fazer o pedido do pão por Deus, uma comemoração onde os mais novos andam de porta em porta vestidos a rigor, como manda a tradição.

Ouvido pela TSF, o sociólogo Moisés Espírito Santo explicou que «as mamãs preparam-nos muito bem para andar na rua, muito bem vestidinhos, com um saquinho muito bem arranjadinho para aquele efeito, mas nada de mascarados».
«Andam muito seriozinhos, muito sossegadinhos e preparadinhos para aquele diz de festa», acrescentou este sociólogo sobre esta comemoração numa altura em que se começa a arraigar a tradição do dia das Bruxas na cultura portuguesa.

Por esta razão, é já «costume a garotada subir aos prédios e aos andares com uma abóbora furada em forma de caveira com uma vela dentro acesa e pedem 'bolinho, bolinho, que é para as almas'».
«É uma mistura da festa das Bruxas, do Halloween e isto é próprio da cidade. Mas a tradição popular portuguesa tem a ver com a tradição de dar bolos secos e frutos secos a quem ajudou as colheitas», acrescentou.

Pão, broa, bolinhos, frutos secos e, mais recentemente chocolates, são as oferendas habituais uma tradição que aos poucos vem perdendo força. (Fonte: TSF)

Parece que a tradição está de volta, os pedidos agora variam entre - Bolinhos!, Bolinhos! e - Doçuras ou Travessuras ?
! (este último mais ao jeito do outro lado do Atlântico)

Sem comentários: