sexta-feira, 4 de março de 2016

Os Argumentos Do Governo Sobre O Saldo Estrutural Não Convencem A CE

Os argumentos do Governo sobre o saldo estrutural não convencem a Comissão Europeia, que se prepara para pedir a revisão do esboço do Orçamento do Estado para 2016.

O Executivo continua convicto de que vai conseguir uma ponte de entendimento com as autoridades europeias, mas em Bruxelas o sentimento de desconfiança cresceu e começa a haver a convicção de que é preciso encostar o país à parede, até para que António Costa consiga depois negociar com os partidos de esquerda um Orçamento mais duro do que o prometido.

O esboço do Orçamento português vai ser debatido hoje, na reunião semanal no colégio de comissários, de onde deverá sair a indicação para o Governo rever o documento, num prazo máximo de três semanas.

A decisão final pode resvalar até sexta-feira, se Bruxelas quiser dar mais algum tempo à troca de informações com Lisboa e esperar pela publicação das previsões económicas de Inverno, na quinta-feira, para ter uma base para se pronunciar. Mas a indicação é de que o documento tem de ser revisto: as divergências são tão grandes, que não há muita margem para negociar. 

Fonte: Económico

Sem comentários: