quinta-feira, 19 de maio de 2016

Usurários De Tablets, Leitores Electrónicos E Notebooks, Cuidado !

Usar essas plataformas digitais para leitura pode torná-lo mais inclinado para se concentrar nos detalhes concretos, em vez de interpretar a informação de forma mais abstrata.

"Isso serve como mais um sinal de alerta para como a mídia digital pode estar afectando as nossas possibilidades de usar o pensamento abstrato," aconselha Geoff Kaufman, do Dartmouth College (EUA), que apresentou os dados durante a Conferência sobre Factores Humanos nos Sistemas de Computação, que ocorreu na semana passada nos EUA.

A pesquisa avaliou uma pergunta básica: processar a mesma informação numa plataforma digital versus não-digital afecta os níveis de interpretação?

Níveis de interpretação, ou níveis construais, expressam o nível fundamental de concretude versus abstração que as pessoas usam ao perceber e interpretar comportamentos, eventos e outros estímulos informativos.
Para responder à pergunta, foram realizados quatro experiências que avaliaram como o processamento de informações é afectado pelo uso de cada uma das plataformas. Participaram dos estudos cerca de 300 voluntários, com idades entre 20 e 24 anos.
Os resultados mostraram que, tanto a compreensão da leitura, quanto a resolução de problemas decorrente do entendimento da leitura, foram afectados de forma significativa pelo tipo de plataforma utilizada para a leitura.

Nas experiências, os voluntários deviam ler um texto impresso em papel ou mostrado num leitor eletrónico e depois responder a questões sobre ele.
Para as questões abstratas sobre material de ficção, os participantes que leram em papel tiraram notas mais altas em questões de inferência, com 66% de correção, contra 48% de quem leu em plataforma digital. Quanto às questões concretas, os participantes usando a plataforma digital saíram-se melhor, com 73% de acerto, em comparação com 58% para a leitura em papel.
Quando leram artigos sobre questões concretas - carros, por exemplo - e deviam julgar qual modelo era superior, 66% dos que leram o material impresso acertaram a questão, contra 43% daqueles que leram em meio digital.

"Dado que os psicólogos têm mostrado que os níveis de interpretação podem afectar largamente questões como a autoestima e a busca de objectivos, é fundamental reconhecer o papel que a digitalização da informação pode estar tendo sobre este importante aspecto da cognição," concluiu Geoff Kaufman.

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