quarta-feira, 22 de junho de 2016

Como Juntar Liberdade De Expressão, Mídias Sociais E Verdade (2)


2 - A morte da política
A Comissão de Finanças do Reino Unido encomendou um estudo chamado "Brexitologia: o que a ciência diz sobre o referendo da UE no Reino Unido", que concluiu que a questão não será decidida com base em argumentos sensatos, mas pelos "atalhos cognitivos" que a população abraça quando está sem saber a coisa certa a fazer.
A verdade também tem sido uma vítima da candidatura de Donald Trump para se tornar o candidato presidencial dos republicanos nos EUA. os seus pronunciamentos, muitas vezes feitos usando o megafone das mídias sociais, têm mostrado pouca fidelidade, quer com o mundo real, quer com seus próprios pronunciamentos anteriores.
No Brasil, morto o debate político muito antes das votações no Congresso, o que se viu foi o que os especialistas agora começam a chamar de "onda de ódio" que tomou conta de uma população tipicamente serena e pouco activa no debate e na militância política. População essa que agora se diz estarrecida ao ver o poder mudar para mãos que não parecem mais limpas do que aquelas de que saiu. Um facto que a imprensa estrangeira se diz incapaz de descrever, já que um e outro eram não apenas aliados, mas "juntos no poder"; logo, não haveria porque haver expectativa de mudança.
Populistas em todo o mundo têm adoptado tácticas semelhantes. Seus oponentes não podem alegar que eles careçam de legitimidade democrática: a sua própria popularidade demonstra que eles têm aproveitado a raiva, a frustração e até o patriotismo dos eleitores que sentem que suas preocupações foram de alguma forma ignoradas. O problema é que esses populistas têm feito isso em benefício próprio.  
DS

Sem comentários: