domingo, 26 de junho de 2016

Redução Do IVA Da Restauração - A Panaceia

A redução do IVA na restauração "não faz qualquer sentido" e "é estúpida economicamente", admitindo que é uma medida tomada apenas para ganhar votos.- Afirma Ben Terra, fiscalista holandês.
Ben Terra defende que a melhor solução para o IVA "é ter apenas uma taxa", considerando que o Estado, através da Autoridade Tributária, e as empresas perdem "demasiada energia" a perceber as diferentes alterações e implicações do IVA.
"O que é um restaurante? O que é o 'take away'? O que é um menu? Não faz qualquer sentido, mas claro que o sector da restauração adora", disse, sugerindo que o Governo direccionasse essa energia para o combate à evasão fiscal, por exemplo.
Questionado sobre a possibilidade da subida do IVA para 25%, que foi falada por alguma imprensa em Abril, durante a preparação do Programa de Estabilidade e sob a ameaça de serem necessárias mais medidas de austeridade este ano, Ben Terra admitiu que ela "é possível" e "mais simples de calcular".
"Não interessa se a taxa é 25% - ou até 27% como na Hungria -- desde que o Governo decida que quem não pode pagar as suas necessidades básicas, porque não tem dinheiro, receba dinheiro para comprar comida", considerou.
Nota: A partir de 1 de Julho, vamos ver quanto vamos pagar a menos nos restaurantes comparando com o que pagamos agora. Como alguém disse por aí, perde o Fisco e os consumidores e ganham os tipos do berreiro, os do costume. 

Sem comentários: