quinta-feira, 7 de julho de 2016

Boa Pergunta !

Como se avalia um político que é Chefe de Governo? Pela sua habilidade política ou pelo que consegue fazer pelo país?

José Manuel Fernandes pergunta, muitos de nós acompanhamos esta questão e claro a resposta evidentemente só podia ser esta: de um primeiro-ministro espera-se que tenha prioridades claras. E nós recordamos bem das que preenchiam o discurso de Costa antes das eleições (eleições que perdeu, nunca é demais recordar): “virar a página da austeridade”, “promover o crescimento” e “apostar na qualificação dos portugueses”. Seis meses depois é possível fazer um primeiro balanço: António Costa sacrificou todas essas prioridades a um único desígnio, o de alcançar o poder e manter-se nele.

Olhar para Costa e só ver a sua “habilidade” é como jogar futebol e só ver a bola, ignorando onde estão os companheiros e os adversários. Olhar para Costa e só ver o “negociador hábil” é esquecer o que o obrigou a ter de negociar tanto e em condições por vezes tão desvantajosas para o país (e também para o um partido histórico da democracia portuguesa, o PS).
De um primeiro-ministro espera-se que tenha prioridades claras. E nós recordamos bem das que preenchiam o discurso de Costa antes das eleições (eleições que perdeu, nunca é demais recordar): “virar a página da austeridade”, “promover o crescimento” e “apostar na qualificação dos portugueses”. Seis meses depois é possível fazer um primeiro balanço: António Costa sacrificou todas essas prioridades a um único desígnio, o de alcançar o poder e manter-se nele.
Não me ilude, tal como não ilude JMF o malabarista da geringonça, pois tal só tem a ver com ter e manter o poder. Interessa-me o chefe do Governo, e esse tem causado muito dano ao país, levando-o para uma tempestade perfeita.( ler aqui o artigo completo)

Sem comentários: