domingo, 4 de setembro de 2016

A Aspirina Preventiva A Cada Três Dias Pode Reduzir As Complicações Gástricas

Apesar das muitas controvérsias, o ácido acetilsalicílico (AAS), ou aspirina, tem sido utilizado para prevenir o infarto, a doença vascular periférica ou o (AVC)
Ocorre que o uso constante e diário da aspirina costuma provocar complicações gastrointestinais graves.
"O problema de usar aspirina é que ela tem um efeito colateral importante, causando irritação no estômago. Essa irritação pode não dar sintomas e o paciente pode apresentar uma hemorragia gástrica", explica o professor Gilberto de Nucci, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A equipe do professor Gilberto realizou então uma série de estudos tentando encontrar uma dosagem da aspirina que possa apresentar um melhor equilíbrio entre obter os efeitos benéficos e minimizar os efeitos colaterais.
Eles concluíram que tomar aspirina a cada três dias pode ser eficiente na prevenção dessas doenças e também evita as complicações gastrointestinais causadas pelo uso diário do medicamento.
Como o estudo foi feito em pequena escala, envolvendo apenas 24 pacientes, será necessário aferir os resultados em grupos maiores para que o protocolo de tratamento possa ser aplicado de forma geral, sobretudo porque se sabe que a aspirina não previne ataques cardíacos em todos os pacientes.

Sem comentários: