sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Sentido Único: O Cérebro Diminui Um Sentido Para Darmos Atenção A Outro


Quando estamos ocupados com algo que requer o uso da visão, o nosso cérebro reduz a audição para tornar a tarefa principal mais fácil.
"É por isso que não é uma boa ideia falar ao telefone enquanto conduzimos," explica o Dr. Jerker Ronnberg, da Universidade de Linkoping (Suécia).
"O cérebro é realmente inteligente, e ajuda-nos a concentrar no que precisamos fazer. Ao mesmo tempo, filtra as distracções que são irrelevantes para a tarefa. Mas o cérebro não consegue lidar com muitas tarefas: apenas um sentido a cada momento consegue funcionar no seu máximo," detalha ele.
Os investigadores também avaliaram a função de memória de curto prazo dos alunos através de um teste de memória com cartas.
Os resultados mostram que a actividade cerebral no córtex auditivo continua sem qualquer problema, desde que tenhamos que lidar apenas com um som.
Mas quando o cérebro recebe uma tarefa visual, como um exame escrito, a resposta dos nervos do córtex auditivo reduz-se, e a audição torna-se debilitada. À medida que a dificuldade da tarefa aumenta, a resposta dos nervos ao som diminui ainda mais.
A conclusão é que uma elevada carga cognitiva sob a forma de uma tarefa visual compromete a resposta do cérebro ao som.
Além disso, os exames mostraram que o enfraquecimento do processamento ocorre não apenas no córtex, mas também nas partes do cérebro que lidam com as emoções.
Como esta é uma informação que não está envolvida com a solução da tarefa, a equipe afirma que fará novos estudos para tentar elucidar o impacto dessa alteração.
"Esta é uma pesquisa básica sobre como o cérebro funciona, e os resultados sugerem muitos caminhos possíveis para novas pesquisas. O conhecimento adquirido pode ser importante para o projecto de futuros aparelhos auditivos. Outra possibilidade é que a nossa investigação irá estabelecer as bases para estudarmos como a deficiência auditiva influencia a maneira com que podemos resolver tarefas visuais," disse Ronnberg.
Fonte:DS 

Sem comentários: