quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Saiba Porque Marcelo É Republicano

O Presidente falou apenas sete minutos no dia da República, na varanda dos Paços do Concelho, onde a Monarquia foi deposta há 106 anos. Foi o que bastou, para um discurso cheio de significados, com uma história por detrás, muito antiga, e que o próprio Marcelo Rebelo de Sousa gosta de recordar. Uma das primeiras discussões políticas em que Marcelo Rebelo de Sousa se lembra de ter participado em criança foi, exactamente, sobre República e Monarquia. Era apenas um miúdo, estava em Esposende, na casa de verão do comendador António Santos da Cunha.

Baltazar Rebelo de Sousa — que seria subsecretário de Estado de Salazar e ministro de Caetano — tinha-se afastado das ideias monárquicas em 1951, quando se realizou o III Congresso da União Nacional, em Coimbra. Vários sectores do regime debatiam, nessa fase, o regresso à Monarquia e foi então que Salazar se impôs ao dizer que a “monarquia não é um regime, é apenas uma instituição”. Nessa ocasião, Marcelo Caetano rompia com os monárquicos do regime e por arrastamento Baltazar Rebelo de Sousa passava de monárquico a republicano. Seria assim, por influência paterna, que o pequeno Marcelo Nuno — hoje Presidente da República — se tornaria republicano para toda a vida.

Para se ler o primeiro discurso de Marcelo Rebelo de Sousa no 5 de Outubro, quando ele refere que a forma republicana do regime está arrumada há mais de 50 anos, era a isto que o Presidente se estava a referir. A questão estaria arrumada pelo menos desde o congresso da União Nacional, em 1951.

Quer saber mais? - Leia aqui.

Sem comentários: