quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Comer Antes De Dormir Fará Mal À Saúde ?

Para muita gente, especialmente quem passa o dia fora de casa, no trabalho ou estudando, o jantar se transformou na principal refeição do dia.
No entanto, uma refeição farta realizada perto da hora de dormir pode alterar o organismo e os processos digestivos.
Apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, um estudo realizado com 700 adultos mostrou a relação entre a hora das refeições e os efeitos gerados no organismo.


Parece que consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em "estado de alerta", estimulando a produção de hormonas como a adrenalina, o que pode alterar o ritmo circadiano, o relógio biológico que dita o ritmo diário do organismo.
Ebru Ozpelit, professora de Cardiologia da Universidade de Dokuz (Turquia), que apresentou o estudo, disse que os resultados sugerem que a hora em que se come é tão importante quanto o tipo de alimentos que se ingere.
Ozpelit disse que a vida moderna está a criar "hábitos de alimentação erráticos", como o de pular o café da manhã e comer cada vez mais tarde. Tais práticas, afirma, estão se tornando cada vez mais frequentes e podem causar danos ao longo do tempo.

Outro problema de comer perto da hora de dormir é o refluxo, segundo a especialista.
Esse transtorno faz com que o conteúdo estomacal retroceda do estômago até o esófago, o que pode irritar o esófago e causar acidez gástrica, náusea e indigestão, abrindo caminho até mesmo para a possibilidade de cancro de esófago.
"Se uma pessoa come e vai dormir não consegue esvaziar o estômago, por isso o estômago fica cheio, e se a válvula gastroesofágica está alterada a comida vai subir," 
Embora o tema não tenha sido directamente abordado pela pesquisadora, estudos anteriores mostraram que pessoas que comem antes de dormir têm maior risco de desenvolver sintomas de refluxo.

Sem comentários: