segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A Equinácea Reforça O Sistema Imunológico

Em 1805, quando os pioneiros avançavam rumo ao interior dos EUA, Meriwether Lewis e William Clark encontraram uma margarida arroxeada que os nativos das Grandes Planícies chamavam de "cura para todos os males".
A dupla aprendeu como a planta era usada para tratar de mordidas de cães loucos e serpentes até pequenos males do dia a dia. Os efeitos eram tão significativos que a dupla de exploradores enviou amostras da margarida para Thomas Jefferson, que era botânico e então presidente dos Estados Unidos - o que definitivamente ajudou a torná-la conhecida.
Hoje, conhecemos a afamada margaridinha como Equinácea (Echinacea angustifolia), uma das plantas medicinais mais populares nos Estados Unidos e na Europa devido à sua capacidade de combater gripes e resfriados e reforçar o sistema imunológico humano.
De acordo com o professor Kelly Kindscher, da Universidade do Kansas (EUA), a planta reforçadora do sistema imunológico passou recentemente por um ensaio clínico na Europa demonstrando que é tão eficaz quanto o medicamento Tamiflu, mas é mais segura.
Kindscher que acaba de lançar um livro sobre a Equinácea, chamado Echinacea - Herbal Medicine with a Wild History (Equinácea - Medicina Herbal com uma História Selvagem, em tradução livre), ainda não publicado no Brasil. 

Sem comentários: