segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Identificação Nos Alimentos De Elementos Contaminados Com Pesticidas Através Do Telemóvel

O celular vira um leitor de impressões digitais químicas dos objectos. 
[Imagem: Fraunhofer IFF] via DS
Brevemente será possível usar o telefone celular para verificar se os produtos no supermercado são mesmo orgânicos ou se os produtos comuns estão contaminados por pesticidas.
O aplicativo, em fase de finalização, está a ser desenvolvido por programadores do Instituto Fraunhofer (Alemanha).
O programa transforma o celular em um aparelho de análise multiespectral, hoje só presente em laboratórios avançados, permitindo detectar elementos e compostos químicos específicos.
Isto permitirá que os consumidores chequem uma série de informações que hoje eles precisam aceitar passivamente - desde a presença ou não de pesticidas nos alimentos, até se a pintura de um carro usado foi retocada ou não.

O princípio de funcionamento do aplicativo, chamado HawkSpex, é simples: abra-o, aponte o celular para o objecto que deve ser analisado e leia as informações desejadas - por exemplo, se uma maçã contém resíduos de pesticidas, ou se a tinta do capô é exactamente a mesma tinta do para-lamas do carro.

"O que torna o nosso aplicativo especial é que os usuários não precisam de nada para fazer um escaneamento além da câmara já integrada em seus smartphones," afirmam Udo Seiffert e Andreas Herzog, criadores do aplicativo.

A primeira versão de laboratório do aplicativo está concluída, mas a equipe afirma que está desenvolvendo uma variedade de aplicativos específicos - para frutas e para carros, entre outros - antes que ele possa ser liberado para os usuários.

Fonte:DS

Sem comentários: