quarta-feira, 1 de março de 2017

A Base Do Montijo É Vulnerável À Subida Do Nível Do Mar

A Base Aérea do Montijo é vulnerável à subida do nível do mar, de acordo com um estudo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, citado pela TSF, que intercetou imagens de satélite, cartografia e previsões de diversos cientistas. O estudo dos investigadores portugueses mostra  que uma parte da Base Aérea do Montijo, que não toca nas pistas, é extremamente vulnerável à subida do mar. Mas se for aplicada a diretiva europeia, alertam os investigadores, quase metade da base aérea, incluindo parte importante da pista, pode ficar durante algum tempo do ano debaixo de água.

“A narrativa da ciência diz-nos que o nível médio do mar está a subir e essa subida está a acelerar. Vai subir aproximadamente um metro até ao fim do século e vai continuar a subir além de 2100. Por isso, na construção de grandes infraestruturas junto ao mar, que têm custos elevados, é importante ter em conta estes fatores”, aconselhou Carlos Antunes, especialista em engenharia geoespacial, em declarações à TSF.

Questionado pela rádio sobre os resultados deste relatório, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas assegura que nessa data não é possível saber se o novo aeroporto no Montijo vai continuar a existir e sublinha que os estudos feitos antes do anúncio da nova base aérea dizem respeito aos próximos 30/40 anos. “Não se está a olhar para 2100”. O tema do nível das águas será tratado na avaliação ambiental, a ser entregue até ao final do ano.

Fonte: J Económico

Sem comentários: