quarta-feira, 1 de março de 2017

Rocha Andrade: Falha No Sistema Informático Está Na Origem Do Erro Nas Estatísticas Sobre Offshores

Rocha Andrade disse esta quarta-feira, 1 de Março, no Parlamento que houve uma falha na transferência dos dados entre o Portal das Finanças e o sistema central que fez com que dez mil milhões de transferências, de 14 mil operações, não fossem inspeccionados entre 2011 e 2014.

Problemas na transmissão da declaração do modelo 38 do Portal das Finanças para o sistema central provocaram a discrepância estatística encontrada pelo actual Governo relativa aos anos de 2011 a 2014, explicou aos deputados do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade.

O sofware utilizado já foi descontinuado por isso foi usada outra tecnologia que permitiu que os valores de 2015 não tivessem incorrecções, acrescentou. O modelo 38, recorde-se, é enviado anualmente para o Fisco pelas instituições financeiras com informação sobre as transferências anuais para paraísos fiscais. E foi nestas transferências que foi encontrada uma discrepância de cerca de dez mil milhões de euros que escaparam ao escrutínio do Fisco.

Sem comentários: