quarta-feira, 17 de maio de 2017

Subida De Preços Em Portugal É Das Maiores Da Europa

A taxa de inflação em Portugal tem vindo a registar fortes subidas nos últimos meses, sendo que em Abril atingiu mesmo um dos níveis mais elevados da Europa.

Segundo os dados publicados pelo Eurostat esta quarta-feira, 17 de Maio, o índice de preços do consumidor em Portugal aumentou em Abril a uma taxa harmonizada de 2,4%. É o maior aumento em quatro anos, que coloca a inflação portuguesa entre as mais elevadas da Zona Euro.

Entre as economias que partilham o euro, apenas seis têm valores mais elevados do que Portugal. Tendo em conta todos os países da União Europeia, são sete os países com taxas mais elevadas.

A tendência de subida dos preços não é exclusiva de Portugal, pois na Zona Euro a inflação aproximou-se dos 2%, sendo que em mais de uma dezena de países já supera a meta do BCE.

Se a subida da inflação não é propriamente uma má notícia, sobretudo porque a taxa estava em valores muito baixos, os níveis actuais já representam uma ameaça ao crescimento dos rendimentos reais das famílias.

J Negócios

Sem comentários: