quarta-feira, 28 de junho de 2017

Porque Razão O Homem Após A Década De 70 Do século XX Não Voltou À Lua ?

A pergunta pode ter várias respostas. Entre as quais, aquela que comporta um argumento financeiro - os muitos milhões de dólares envolvidos numa missão deste tipo. Mas também têm sido invocados o desinteresse científico pelo astro ou o fim da corrida espacial que nos anos de 1960 foi protagonizada por norte-americanos e russos.

Há, todavia, uma resposta pouco explorada. Sabia que a superfície lunar, é composta na sua maioria por rochas e poeira?

Trata-se da poeira cinzenta, com origem na decomposição rochosa do solo lunar, que ao longo dos séculos se acumulou na superfície do satélite natural e que, por acção do tempo, da radiação, da falta de humidade e fraca gravidade se tornou um elemento muito fino e afiado. Segundo os cientistas da NASA, os astronautas que passaram pela Lua traziam nos fatos esse composto: um pó muito fino que se entranhava no equipamento e que com o tempo se tornava incómodo e desgastava os próprios tecidos, bem como as botas em contacto directo com o solo.

Crédito: NASA
Uma ruptura nos fatos dos astronautas significaria a morte, por causa da ausência de oxigénio. Quem já foi a um dos vários museus espaciais dos Estados Unidos certamente não perdeu a oportunidade de ver um verdadeiro fato lunar, usado numa das missões Apollo. Fatos que se apresentam sujos, empoeirados, e que mostram o quão desafiador é o ambiente lunar.

Têm sido realizados vários testes em pedaços da camada exterior de um fato espacial. Em condições laboratoriais, o sistema consegue repelir mais de 85 por cento do pó lunar simulado. O próximo passo será provar que este conceito funciona em porções maiores num fato completo, diz Manyapu.

Solo marciano igual ao da Lua?

Sabe-se que há um problema com a poeira lunar, mas será que em Marte os astronautas vão encontrar dificuldades análogas? Uma missão a Marte comporta mais riscos do que uma viagem à Lua. Se uma viagem tripulada Terra-Lua-Terra demora em média uma semana, já para Marte vai ser preciso cerca de um ano, entre ida e regresso. Se o solo marciano apresentar as mesmas características da Lua, os astronautas precisariam de um vasto guarda-roupa, ou de um equipamento previamente preparado para essa eventualidade. A NASA ainda espera para enviar seres humanos a Marte. Todo o plano foi já criticado por não estar a ser colocado dinheiro suficiente no projecto, tal como a promessa da realização do voo tripulado no tempo previsto, em meados de 2030.

Estudantes do Departamento de Física na Universidade de Dakota do Norte explicam que ainda estão a investigar que tipo de poeira existe em Marte.

Fonte: RTP

Sem comentários: