quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Adesivo Em Papel Monitoriza Glicose Durante Exercícios físicos

O sensor gera sua própria energia e
mostra os resultados como códigos de cores. 

[Imagem: Seokheun Choi/Binghamton
University]
Este pequeno adesivo feito de papel permite que os diabéticos meçam efectivamente seus níveis de glicose durante as actividades físicas.
Embora a actividade física regular seja geralmente recomendada também para esses pacientes, ninguém vai querer sair para caminhar levando lancetas, cotonetes de álcool e um glicómetro relativamente grande - os métodos mais difundidos hoje para o auto-teste de glicose envolvem uma picada para realizar um exame de sangue.
Igualmente, nenhum paciente quer correr o risco de sofrer uma hipoglicémia durante os exercícios.
Este novo descartável, que gera sua própria energia, permite o monitorizar não-invasivo da glicose analisando o suor.
"O sensor de papel se liga directamente à pele, absorve o suor para um reservatório onde a energia química é convertida em energia eléctrica, e monitoriza a glicose sem fonte de energia externa ou instrumentos de leitura sofisticados," disse o professor Seokheun Choi, da Universidade Binghamton (EUA), que coordenou o desenvolvimento do novo teste.

Monitorização da glicose pelo suor

O monitorização da glicose a partir do suor é interessante para gerir a hipoglicémia induzida pelo exercício físico porque a medição é realizada durante ou imediatamente após o exercício, quando há suor suficiente para obter uma amostra adequada.
Isso resolve as deficiências dos sensores de transpiração desenvolvidos anteriormente, que podem não oferecer um monitorização preciso pela dificuldade de colecta de suor suficiente para análise, pela evaporação da amostra e pelo tempo relativamente longo necessário para a colecta.
O aparelho está em fase de desenvolvimento e ainda não há previsão de sua colocação no mercado.

Sem comentários: