quinta-feira, 2 de novembro de 2017

A Cultura de Desinteresse Propagou-se Às Elites Políticas

Vivemos tempos de desinteresse: pelo bem comum, pela causa pública e pelo primado comunitário. O individualismo e o egoísmo, ainda que vividos em colectivo, potenciam ao limite o afastamento dos cidadãos da política e dos seus actores. Com a excepção primordial da solidariedade com a tragédia e o drama. (...)

 Temos um povo sensível aos direitos adquiridos e às desigualdades crescentes. Reage-se e age-se, porém, no limite do abismo.(...)

A criação de redes alternativas às corporações instaladas é superior à inacção do passado mas não consegue lutar eficazmente contra os paradigmas enraizados.

O distanciamento generalizado converte-se as mais das vezes em desistência: os poderes da administração pública dificultam, o funcionamento judicial desespera, as burocracias e as incompetências frustram, as barreiras à mobilidade e à ascensão fora das influências da praxe esmorecem, as diferenças de acesso e ascensão entre o litoral e o interior conformam. O desapego instalou-se.

Esta cultura de desinteresse propagou-se às elites políticas. 

 Não fôra esta patologia, estou certo que o combate político em curso para a liderança do PSD, entre Rui Rio e Santana Lopes – numa espécie de “segunda vida” para ambos –, seria uma grande oportunidade de aproximação para muitos à política. 

António Costa aproveitou o desafio a Seguro para abrir o partido .
Se Rio e Santana não almejarem nem conseguirem essa abertura, ambicionar o lugar de Costa tornar-se-á mais difícil. Em suma: se não abrirem de dentro para fora e não combaterem a modorra no (chamado) centro-direita, fica mais inverosímil o sucesso das ideias.

Ricardo Costa, Ji

Sem comentários: