terça-feira, 16 de janeiro de 2018

De Costas Para A Verdade

Se é grave que o Primeiro-Ministro de Portugal assuma compromissos ao nível da União Europeia que são lesivos para o interesse nacional, é igualmente grave tentar omitir que os assinou, o que já não é novidade pois foi assim no Plano B de cortes exigido por Bruxelas para cumprir o OE2017 e na questão da PESCO. Mas torna-se ainda pior quando assume compromissos desta natureza sem ouvir a Assembleia da República, os Partidos Políticos e até o Presidente da República.

A 10 de janeiro, em Roma, António Costa assinou e subscreveu em nome de Portugal todos os 9 pontos dessa Declaração, cedendo numa matéria que prejudica o nosso país. Por duas vezes o chefe do governo tentou deliberadamente enganar os portugueses, a primeira ao omitir tal facto na sua conferência de imprensa, veja-se a propósito que esse assunto das listas transnacionais nem é mencionado no comunicado colocado no Portal do Governo  e voltou a mentir ao tentar fazer crer aos portugueses que o documento não continha o facto (a defesa das listas transacionais) que o PSD, pela voz de Paulo Rangel e pelo Grupo Parlamentar do PSD que já chamou ao Parlamento o Ministro Santos Silva, denunciou.(ler artigo completo)

1 comentário:

Anónimo disse...

" .... que defende a criação deste tipo de listas, uma espécie de Eurodeputados de primeira, sem qualquer ligação direta aos seus países e aos eleitores. Esta solução só afasta ainda mais os cidadãos do projeto europeu....".
O PM gosta das "Listas transnacionais", as que "afasta". Coerência. Mais poder para os partidos -ou melhor, para as famílias políticas na UE- o tipo de lista que "afasta" o cidadão eleitor. Coerência. Partidocracia, ou melhor familiocracia política.

Mais curioso, porque incoerente, é a opinião de um conhecido constitucionalista.

"... Sempre me opus à ideia de criação de uma círculo eleitoral transnacional nas eleições para o Parlamento Europeu ...".
Ou seja:
Para a União Europeia uma lista Transnacional -a que "afasta"- é mau.
Para Portugal lista Transregional -a que "afasta"- é bom e está, graças a conhecidos constitucionalistas, em vigor !!!. JS