terça-feira, 2 de janeiro de 2018

O Actual Regime É Uma Mistura De Democracia Eleitoral E De Autocracia Partidária


Os partidos são a prova de que em Portugal quem tem o Estado, tem tudo: financiados com dinheiro público, não precisam da nossa militância, nem do nosso afecto nem sequer do nosso respeito.

Para perceber o que está verdadeiramente em causa na lei de financiamento dos partidos, é preciso recuar no tempo, até 1975 e à Assembleia Constituinte.- ora leia aqui.

O actual regime é uma mistura de democracia eleitoral e de autocracia partidária. Numa sociedade envelhecida, endividada e dependente do Estado, a alternativa aos partidos tem sido a abstenção: de 8,5% em 1975 para 44,1% em 2015. É muito fácil simular indignação nas redes sociais e exigir vetos ao presidente. É mais difícil saber se o regime em Portugal pode ser outra coisa.

Rui Ramos 

1 comentário:

Anónimo disse...

"It has been said that democracy is the worst form of government, except all those others that have been tried” – Winston Churchill
Quando W.Churchill pronunciou esta frase referia-se, insofismavelmente, à "Democracia" tal como ela é organizada e praticada no Reino Unido.

Quando políticos(!?) portugueses, pós 2-Abril, defendem o seu comportamento político e a prevalência de este sistema eleitoral, utilizando aquela frase demonstram ou uma básica falta de cultura ou um pendor para fácil demagogia. A começar pelo insigne "pai" de esta democracia que mais de uma vez usou a frase.
Pena é qu os constituintes, neste campo, em vez de se terem inspirado no sistema democrático do R.U. tenham decalcado o sistema das "democracias" soviéticas e chinesa ....