quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Dia dos Namorados: A Propósito

Este ano o FNUAP – Fundo das Nações Unidas para a População, lançou uma campanha no âmbito do Dia dos Namorados, apelando para o fim dos casamentos infantis. Estima-se que 26,7% das raparigas em países com baixo desenvolvimento ou em vias de desenvolvimento, em todos os continentes, são crianças noivas e, na África Central e na Africa Ocidental, 4 em cada 10 raparigas casam antes dos 18 anos.
Os casamentos precoces, forçados e combinados, são uma prática nefasta e estão proibidos pela Convenção dos Direitos das Crianças e pela Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres.
Esta realidade violenta, mesmo com pouca expressão, também existe no nosso país em algumas comunidades imigrantes e de etnia cigana (havendo algum compromisso na comunidade cigana para lhe por fim), prejudica gravemente a vida destas crianças, no plano físico quando são muito novas, porque o corpo não tem maturidade para engravidar e ter filhos, mas também porque as impede de crescer de forma saudável, de ir à escola e de perspetivar um futuro.
A esta realidade agressiva e violadora dos Direitos Humanos das meninas e meninos sujeitos a esta prática, também não podemos deixar de assinalar neste dia, outra realidade bem mais presente na nossa cultura – a violência no namoro.
Quando olhamos para a realidade da violência doméstica e de género entre adultos, o que vimos é uma média de idades, de vítimas e agressores, que ronda os 40 anos, o que significa que são pessoas que já nasceram em democracia e passaram pela escola pública, mas também uma legitimação ou desgraduação social deste tipo de crime. A verdade é que ninguém se torna agressor aos 40 anos. Há um percurso de vida que os leva até ali.
Catarina Marcelino, Visão

Sem comentários: