sábado, 28 de abril de 2018

É Um Dos Aspectos Chocantes Já Conhecidos Do Caso EDP, Tudo Segundo O MP

Foi esta a quantia que terá sido enviada, todos os meses, para uma offshore de Manuel Pinho, enquanto tinha a pasta da Economia do Governo de José Sócrates: 14 963,94 euros.
Só entre março de 2005 e julho de 2009, o período em que era governante, a Tartaruga Foundation, com sede no Panamá, terá recebido cerca de 508 mil euros da ES Enterprises, mais conhecida como o "saco azul" do Grupo Espírito Santo. É um dos aspetos chocantes já conhecidos do "caso EDP", tudo segundo o Ministério Público.
Não era um número arredondado, nem um "dá-me 15 mil e não se pensa mais nisso". O MP fala nuns muito precisos e repetidos 14 963,94 euros, uma maquia que me confunde. Nunca tinha ouvido falar de somas tão exatas, nem sequer em filmes ou livros, quando se descobrem ou debatem transferências sórdidas. Eu, um ignorante na disciplina de Métodos Quantitativos de Offshores, capítulo "A matemática de tangentes entre governantes e banqueiros", nunca irei perceber aquela quantia.
Mas o que realmente importa é que Manuel Pinho era ministro da Economia e, diz a investigação, terá recebido dinheiro todos os meses de Ricardo Salgado. Repito: a acusação diz que o ministro da Economia receberia dinheiro do Dono Disto Tudo.
"Eu quero explicar isto", deve estar a pensar Manuel Pinho, mas volo, non valeo : "Quero, mas não consigo".
Fonte: Miguel Conde Coutinho, JN

Sem comentários: